quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Sem o que dizer...

Estes últimos tempos têm sido frenéticos, bastava os dias passarem a ter 48 horas e eu seria feliz (isto no sentido de poder fazer tudo quanto planeio, porque noutros aspectos sou bastante feliz, se não a mais feliz...).
Como de costume, e como confirma a minha humilde existência de aluna, os testes são marcados às cavalitas uns dos outros, por mais que os períodos alarguem ou encolham, o que significa uma divisão ajustada do tempo por todas as disciplinas, tarefa a qual eu não é o meu forte. Conclusão, no final desta maratona de estudo vou parecer um "zombi" anémico, picado pela mosca de tsé-tsé! No entanto, e como há que sempre ver o lado bom das coisas (outra tarefa para a qual não tenho muita aptidão, tendo mais para o pessimismo), a verdade é que ao terminar serei intelectualmente mais rica, se não vejamos:




  • Filosofia: Aprendi que a retórica surgiu no século V a.C. na Grécia, adquirindo maior importância em Atenas, onde a Democracia mais se popularizou. Em consequência surgiram os sofistas, auto intitulados como "mestres do saber", que ensinavam a oratória (arte de bem falar), ou seja a retórica. Os sofistas davam maior importância à forma do discurso do que às ideias nele contido, o que os levava a construir discursos vazios. Surgem então dois filósofos que se opuseram contra a doutrina dos sofistas, foram eles Sócrates e Platão. Contestaram a concepção de verdade( a verdade deveria ser absoluta, universal e eterna), o sistema político(a cidade devia ser governada por um "filósofo-rei) e o modo de ensino(deveria se apostar no culto da alma, ou seja a procura da sabedoria e verdade, através da dialéctica ascendente)...O que eu poderia dizer sobre o que aprendi, mas não me vou estender mais.

  • Biologia: Existem dois modelos que pretende explicar a evolução de células procarioticas para eucarioticas: O modelo Autogénico e Endossimbiótico. O primeiro defende que o sistema endomembranar, os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram por invaginações da membrana plasmática e o segundo distingue-se deste pelo facto de considerar que os cloroplastos e mitocôndrias provêm de seres procariontes que foram integrados na célula por relações de simbiose, que se foram tornando tão necessárias aos dois organismos até ao ponto de um não viver sem o outro. O mais consensual é o Modelo Endossimbiótico. Lamark foi um importante evolucionista, embora a teoria hoje aceite seja a de Darwin. Lamark acreditava que para se adaptarem ao ambiente os seres vivos desenvolviam mais certos órgãos em detrimento de outros, passando depois estas características á descendência, o que significaria, por exemplo que as girafas têm um pescoço tão cumprido pelo esforço de o esticar. A unidade de evolução é a população e não o indivíduo, etc...

  • Geologia: As barragens não constituem soluções viáveis pois diminuem a quantidade de sedimentos que chegam à foz de um rio, o que trará consequências negativas, entre elas o recuo da costa; As rochas sofrem meteorização, química e física, e só depois erosão; a meteorização física ou mecânica ocorre por: termoclastia, haloclastia, crioclastia, acção dos seres vivos, acção da água, alívio de pressão (diáclases ou disjunções esferoidais); o mineral mais duro é o diamante; uma substância só é um mineral se: for sólido, inorgânico, natural, de estrutura cristalina, com composição química bem definida ou variável em certos limites; substâncias que reúnam todas estas características mas não possuam uma estrutura cristalina são chamados mineralóides, é o caso da opala, etc...

  • Física: O som propaga-se por ondas mecânicas e longitudinais; as ondas electromagnéticas propagam-se todas à velocidade da luz, sendo vibrações causadas por alterações nos campos magnéticos e eléctricos. O vector campo magnético é sempre orientado de sul para norte; o fluxo magnético é fechado; a alteração num campo magnético gera um campo eléctrico e vice-versa, por exemplo quando se faz circular uma corrente eléctrica numa bobina, gera-se um campo magnético que ao ser alterado pelo movimento de aproximação ou afastamento de um íman, se altera e faz variar a tensão nos terminais da corrente, gerando uma força electromotriz induzida; se o vector campo magnético que atravessa uma espira fizer um ângulo de 90º com a normal ao plano, então o fluxo magnético é nulo. Para transmitir sinais a longas distâncias recorre-se à modelação de ondas sonoras em ondas electromagnéticas, sendo essa modulação feita em amplitude (AM) ou frequência (FM); Quando uma onda incide numa superfície, essa mesma onda pode ser reflectida, absorvida ou refractada; ao ser refractada a onda altera a sua velocidade, trajecto e comprimento de onda; quando a onda incidente faz com a normal do plano certo ângulo que faz com que o ângulo de refracção seja de 90º, então a partir daqui se o ângulo de incidência aumentar ocorre a reflexão total, que é o que acontece nas fibras ópticas, utilizadas por exemplo em medicina em exames como a endoscopia. Um sinal analógico é uma função contínua no tempo, enquanto que um sinal analógico é uma função descontínua, sendo composta por um código binário; assim, enquanto um sinal analógico é transmitindo pela propagação de ondas electromagnéticas, que assim ficam sujeitas às distorções externas (como as más condições atmosféricas), um sinal digital propaga-se por pulsos eléctricos, sendo assim mais resistentes às distorções, etc.


Tendo em conta que não escrevi tudo quanto aprendi, já é alguma coisinha não é?