A viagem
A viagem mostrava-se longa, de todo cansativa, maçadora, incontestavelmente fastidiosa. O jornal lera-o eu já tantas vezes que as palavras, já gravadas como memórias, saltavam descuidadamente, tão céleres como um leve suspiro; bastaria o empregado, carregando o carrinho dos "snacks", me perguntar se desejaria algo, para de imediato responder com as conjecturas que terão levado a cabo a guerra no Iraque. Faço do jornal, do discurso alheio, a minha própria linguagem, certamente para me tomarem como intelectual prestigiado, o que de facto não o sou, mas a verdade é que se as palavras de Sócrates, Pessoa ou até mesmo Nietzsche aflorassem na vulgaridade de uma boca tão comum, talvez, não tivessem enraizado em moldes imutáveis, em grandes sumas, em conclusões geniais. Por vezes no discorrer de minha mente, encontro, por instantes, pensamentos, ideais de tão voluptuosa força que me fazem crer na ainda possível criatividade, essa que tanto julgo esgotada, no entanto quando dou por mim já tudo foi dito e sem saber, na mais pura das inocências plagiei. Criatividade: eloquência platónica!
O comboio que se desloca a uma velocidade constante, as leis da física, a inércia, a resistência que o corpo oferece às mudanças de movimento, as leis de Newton, o meu corpo que permanece em constante degradação, o Eu que não oferece oposição às mudanças, o mundo que se movimenta, eu que continuo estático. Afinal, também me aplico à inércia, ou por outra, a inércia ao se aplicar a mim, apoderou-me; agora tenho a alma transcrita nas leis da física, pronta para que qualquer um a compreenda, a decore, a analise...O comboio e Eu: os mesmos; a constância; a uniformidade!
Se soubesse dizer quantas pessoas embarcam nesta inércia...
Um bilhete, um de ida, talvez de volta, talvez ida e volta, o mesmo ramerrão, a vida que tem ida, a vida que não tem volta e no fundo as voltas que são sempre mais uma das idas, idas de regresso, mas sempre idas, sempre rotina, sempre inércia.
1 pegadas:
mais um texto lindo Cristininha !
gosto mesmo de ler o que escreves =) *
Enviar um comentário